domingo, 29 de janeiro de 2017

Dicas de filmes para mães/pais

Eu nunca fui uma pessoa de assistir filmes com crianças ou temas relacionados à maternidade. Essas coisas passam a nos interessar, acredito eu, quando de fato precisamos criar um ser humano. Afinal de contas, qual é a melhor maneira de se educar outra pessoa? Será mesmo que nossas críticas sobre o mundo são infundadas? Será que nós é que estamos no caminho errado e vamos acabar transformando tudo em um grande equívoco? Não sei.

Baseado nas coisas que desejo para nina, com certeza uma alimentação livre dessas porcarias que eu adoro e garrafas de três litros de refrigerante, prática constante de esportes, corpo e mente saudáveis, o máximo de conhecimento possível, fazem parte de uma lista que parece não ter fim e que a pessoa que EU sou ainda não consegue fazer tudo isso. Ter filho é pensar diariamente no sistema, no capitalismo, nos perrengues no fim do mês e em como eles surtem efeito na vida daquela criança; é se olhar no espelho e saber que, enquanto eu não mudar minha rotina e meus hábitos, não tenho moral pra querer que minha filha faça diferente - mesmo que isso queira dizer que é melhor. Por causa disso, passei a me cobrar mais. Parei de fumar não por causa de mim, mas porque não quero que Nina o faça, por exemplo. Quero começar a me alimentar de forma saudável, caminhar e correr pelas manhãs, não gastar extremamente mais do que o necessário, ler mais, etc. Juntei forças para ignorar os palpites alheios, porque mãe não pode nem pisar fora de casa que já perguntam da cria, né?

Sem muita demora, gostaria de dizer que não copio e colo sinopses, a forma como descreverei é completamente pessoal. São dois filmes completamente diferentes. Um deles retrata a fase inicial, sentida principalmente pela mulher, e o outro a criação, a evolução, as dificuldades do cotidiano.

JUNO
Juno é uma menina de dezesseis anos que não se compreende como pessoa. Ela se faz acreditar numa visão dela mesma que não é real, como se fosse necessário convencer a si mesmo que tudo o que você considera um acontecimento positivo, foi só porquê você insistiu muito e não por você ser uma pessoa legal e que merece. Juno engravida e precisa ver seu corpo gerar outro, suportar outro. É um filme sobre muita força, embora também seja sobre descobertas, maturidade, grandes decisões. 

(Você pode assistir esse filme na Netflix)

Capitão Fantástico
É um filme sobre um casal/pai que decide fugir do sistema e criar seus filhos de outra maneira. Eles só comem comida orgânica, possuem físicos de atletas de elite, são uns esquisitos no que diz respeito a pessoas urbanas como nós. Só que fugir do sistema é como criar uma pequena bolha imaginária, uma redoma, pra te proteger: você ainda está conectado com tudo aquilo que está do lado de fora, mas não sabe interagir. É um filme sobre quebrar conceitos, traçar estratégias, entender extremidades, criar significados para família, ceder.

                             (Esse filme pode ser assistido LEGENDADO no youtube)
 

3 comentários:

  1. Amei suas indicações, parecem ser filmes leves e bem divertidos! Filmes assim são os meus favoritos. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Quando eu tiver filhos também quero que eles tenham mais conhecimento possível.
    Ainda não assisti nenhum desses filmes, mas fiquei curiosa pra ver, principalmente esse Capitão Fantástico que já tinha ouvido falar antes.
    Gostei do blog de vocês *-*

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. adoro juno, esse outro titulo nao conhecia, mas ja fiquei curiosa pra assistir tbm

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir